quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PMDB do Senado reivindica a cadeira de Tarso Genro

Marcello Casal/ABr: Demanda é capitaneada por Sarney, com o apoio de Renan. O Plano da dupla é deslocar Jobim da Defesa para a Justiça. Em articulação subterrânea, a cúpula da bancada do PMDB do Senado trama contra a permanência de Tarso Genro no comando do ministério da Justiça.

O movimento é capitaneado por José Sarney (PMDB-AP), que conta com o auxílio de Renan Calheiros (PMDB-AL).
É a mesma dupla que ergue barricadas contra a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado, sob a alegação de que o PMDB tem direito ao posto.

Sentindo o cheiro de queimado, senadores do PT despejaram sua contrariedade nos ouvidos do presidente da legenda, Ricardo Berzoini (SP). Fiador de um acordo que prevê o apoio do PT à eleição de Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência da Câmara, Berzoini passou a insatisfação adiante. Avisou aos deputados do PMDB que, ser não for detida, a movimentação de Sarney e Renan pode levar o petismo a dar meia-volta no apoio a Temer.


Tarso Genro e o PT foram à alça de mira de Sarney por conta de uma questão policial. O senador insinua que o ministro usa a Polícia Federal para miná-lo politicamente. Sarney enxerga as digitais de Tarso num inquérito em que a PF acusa um de seus filhos, Fernando Sarney, de traficar influência no governo federal. Coisa estritamente técnica, segundo a polícia, sem conotações políticas.

A investigação foi aberta em 2006. Apurava-se, então, denúncia de que as arcas eleitorais de Rosena Sarney, candidata derrotada às eleições do Maranhão, teriam sido borrifadas com verbas de má origem. No curso do inquérito, a PF voltou-se para Fernando Sarney. Reuniu indícios de que o filho do senador e amigos dele estariam intermediando negócios privados nas franjas do Estado. Agiam, segundo a PF, sobretudo em pedaços da administração pública submetidos à influência de José Sarney.
São citados no inquérito: ministério de Minas e Energia, Eletrobrás, Eletronorte, Valec (estatal do Ministério dos Transportes responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul) e Caixa Econômica Federal.

O desconforto de Sarney descambou para a irritação no último mês de agosto, quando a PF encaminhou à Justiça um pedido de prisão preventiva de Fernando Sarney. A PF requereu também a detenção de um de seus agentes, Aluisio Guimarães Mendes Filho, acusado de vazar informações sigilosas do inquérito.
O juiz Neian Milhomem Cruz, da 1ª Vara Federal Criminal de São Luiz, indeferiu os pedidos de prisão. Mas, ainda que houvesse deferido, a ordem não surtiria efeito. Antecipando-se à PF, Fernando Sarney obtivera no STJ um habeas corpus preventivo que impedia a polícia de levá-lo para trás das grades. O inquérito segue o seu curso.

A investida de Sarney contra Tarso também avança. Aliados do senador chegam mesmo a informar que Lula teria concordado em desalojar Tarso. Mais: sustentam que o peemedebista Nelson Jobim seria deslocado da pasta da Defesa para o ministério da Justiça. Acrescentam que, para a cadeira de Jobim, Lula nomearia o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), alagoano de nascimento e amigo de Renan Calheiros. O repórter conversou com um auxiliar do presidente. Ele negou que Lula tenha cedido às investidas do PMDB do Senado. "O presidente não age sob pressão", disse. Seja como for, a aversão de Sarney e Renan a Tarso Genro e Tião Viana envenenam as relações PMDB-PT.

A atmosfera fica intoxicada justamente num instante em que, passada a temporada eleitoral, Lula tenta unificar o seu consórcio partidário em torno de um projeto único para 2010.
Projeto alicerçado em dois pilares: o PT de Dilma Rousseff e o PMDB, de cujos quadros Lula tenciona extrair um vice para a chefe da Casa Civil.

Lauro Jardim:


Sarney não quer marola


O maior motivo para José Sarney não se colocar como candidato à presidência do Senado não é propriamente o medo da derrota - já que o ex-presidente não teria dificuldade de conquistar apoios necessários. O que muito assusta Sarney é a possibilidade de a imprensa iniciar uma devassa nos negócios de seu filho Fernando, que está sendo investigado pela Polícia Federal por tráfico de influência.

Comentário do Blog: É inacreditável que o senador José Sarney queira indicar o ministro da Justiça, que comanda a Polícia Federal, que no momento investiga o seu filho. Este Sarney, atual, não mede conseqüências e nem age mais nas sombras. Será que, além disso, quer reiniciar a perseguição aos seus adversários? E também perseguir o Governador? Incrível como desdenha da opinião pública.

Nenhum comentário: