terça-feira, 25 de agosto de 2009

Senadores avaliam ir ao STF por ações contra Sarney

Brasília - O senador José Nery (PSOL-PA) convocou os outros dez parlamentares que assinaram o recurso enviado à Mesa Diretora da Casa contra o arquivamento das representações envolvendo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. O recurso foi negado na semana passada pela segunda vice-presidente da Casa, Serys Slhessarenko (PT-MT). Os senadores vão discutir a possibilidade de ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a negativa da petista.

Para negar o recurso, Slhessarenko se baseou em parecer do consultor legislativo Gilberto Guerzoni Filho, que entende não caber recurso ao plenário de decisões tomadas pelo Conselho de Ética. O documento foi assinado por 11 senadores: José Nery, Cristovam Buarque (PDT-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO), Marina Silva (sem partido-AC), Flávio Arns (PT-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Kátia Abreu (DEM-TO).

Nas ações apresentadas ao Conselho de Ética, Sarney era acusado de ser beneficiado pela edição de atos secretos e envolvimento em fraudes na fundação que leva seu nome, entre outras denúncias. Entretanto, nenhum processo disciplinar chegou a ser aberto porque o presidente do colegiado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), determinou o arquivamento sumário de todas as ações.

Link Original

2 comentários:

Fernando Pires disse...

Caro José Reynaldo, sempre é um grande prazer acompanhar os seus artigos referindo-se aos episódios que castigam o Congresso Nacional, assim como outros não menos espúrios que igualmente torturam o erário público maranhense com a devolução compulsória pelo TSE do famigerado bando,liderados por "José Bandalho" (Zé Sarney) como dizia o saudoso advogado Doutor Clineu César Coelho. E agora José, será que Zé Sarney vai contar com a desmemoriação do povo para se safar, ou a coisa vai ficar por isso mesmo?
Agora, gostei do título O blog do Maranhão, nos faz premonizar que em breve será " O SENADOR DO MARANHÃO" é porque há muito tempo o Maranhão não tem um senador, por isso acho que nas próximas eleições o Maranhão elegerá você como seu único senador, e espero que seja por um partido ético, ou melhor, o PPS.

Anônimo disse...

Prezado governador, onde está metida a oposição a esse grupo usurpador? E os meios de comunicação para divulgar? O Jornal pequeno não traz uma única denúncia contra a Roseana e seu governo, só fala do pai, algo estranho, é bom dizer. Soube que que em menos de dois meses o secretário Ricardo Murad pagou mais de 800 mil reais de uma dívida sem comprovação de sua época justo para o Centro Médico, do médico conhecido como Cabeleira, que é assessor da secretaria e cunhado de Albérico Filho. O Inlab do comprade de Murad foi contratado pela Saúde e o próprio comprade está empregado na Saúde.
Abraços,

Carlos Antônio