terça-feira, 20 de março de 2018

A Decisão da Refinaria



 Hoje, em Brasília, haverá uma reunião decisiva para a nossa refinaria. Vários ministros estarão reunidos para um exame final de um dos projetos mais desejados e sonhados por nós. O BNDES também se fará representar na reunião. 

O nosso maior defensor é um grande amigo o ministro Fernando Bezerra das Minas e Energia. Estivemos juntos no Irã, na Índia e na China mostrando o projeto, que ganha mais força a cada dia, pois as necessidades do país por derivados de petróleo aumentam exponencialmente e já importamos mais da metade dos derivados de petróleo que consumimos, ao mesmo tempo em que exportamos petróleo cru. Estamos perdendo muito dinheiro nisso e sabemos que essa equação vai piorar quando o nosso país começar a crescer. 

A refinaria será basicamente financiada por capital externo e terá a participação de dedicados empresários brasileiros que foram fundamentais na modelagem do projeto com colegas chineses. Na discussão dos aspectos de viabilidade econômica do empreendimento, o projeto pôde chegar ao ponto fundamental que permitiu a reunião que acontece hoje em Brasília. 

Está tudo pronto para a decisão do governo federal.

Tanto o ministro Fernando quanto o empresário Roberto Viana merecem de nós maranhenses toda a homenagem que pudermos prestar a eles.

Quando eu, acho que em 2015, ouvi falar que Roberto Viana estava trabalhando para trazer para cá uma refinaria com participação iraniana, fiquei curioso, pois luto por isso desde 2003, quando apresentamos o primeiro o trabalho estruturado de uma refinaria no Maranhão. Nunca desisti dessa luta. Roberto, eu já conhecia. Ele orientou  minha campanha vitoriosa para o governo do estado em 2002. Formado em Cambridge, fala diversas línguas, muito competente e obstinado. 

Quando me procurou para mostrar o projeto, eu me envolvi por inteiro, e consegui audiências com os ministros de Minas e Energia, das Relações Exteriores, da Casa Civil, com o ministro Moreira Franco e o Ministro do Planejamento por muitas vezes. Falei com o Presidente da República em diversos momentos e o coloquei a par do projeto em todas as suas etapas, além de ir ao Irã e a Índia. Mas foi na China, quando integrei a comitiva do presidente da República para a reunião dos BRICS, que o projeto enfim encontrou seu caminho definitivo.

Roberto é tão obstinado e dedicado que foi morar no Irã e de lá viajava com grande frequência para a Índia e a China, se tornando amigo de importantes autoridades desses países. Sem ele, não haveria a refinaria. Os grandes projetos só existem graças a tenacidade e obstinação de algumas pessoas.

Do lado brasileiro o ministro Fernando, amigo e parceiro no PSB, foi de extraordinária importância, igualmente experiente e obstinado político pernambucano. Sem essas duas pessoas não teríamos conseguido ir tão longe.

O fato de já haver um terreno com terraplanagem e drenagem quase concluída feito no governo do presidente Lula e já desapropriado é outro fator favorável, embora o projeto seja inteiramente diferente, é uma nova concepção, muito mais moderna, eficiente e viável e sem a participação de capital estatal. 

Enfim esperamos que no dia de hoje o governo federal bata o martelo para que o sonho, sonhado por tantos, como eu, se torne realidade.

Ontem fui ao meu protetor São José de Ribamar rezar pela refinaria. Nasci no dia de São José, 19 de março, e em todos os momentos importantes da minha vida sempre fui até ele pedir ajuda. 

A vinda da refinaria já justificaria o meu mandato na Câmara Federal. Mas estou lutando por outros projetos tão importantes como esse que, concretizados, vão mudar o nosso estado.

Eu quero um Maranhão melhor.

Nenhum comentário: