terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sarney muda o tom e prega 'saída política' no Senado

José Cruz/ABr: O senador José Sarney (PMDB-AP) ajustou o timbre do discurso em relação à disputa pela presidência do Senado. Passou a defender uma solução negociada para a refrega que opõe o seu PMDB e o PT de Tião Viana (AC).

O senador abriu uma janela para a composição em torno de Tião. Desde que a tribo dos peemedebês receba uma compensação política. Sarney informou a alguns de seus pares que, na queda-de-braço com o PT, seu cotovelo e seu úmero não irão à mesa. Deve-se a suavização oratória a um encontro que Sarney manteve com Lula na última quinta-feira (6).

No encontro, o presidente reiterou seu apoio às pretensões de Tião Viana. Fez um apelo ao bom senso. Sarney deve se reunir nas próximas horas com Tião Viana. Será procurado também pelos líderes da oposição.

Empenhados em evitar que o PT comande o Senado, José Agripino Maia (DEM) e Arthur Virgílio (AM) se dispõem a apoiar Sarney.
Ouviram de Renan Calheiros (PMDB-AL) que Sarney estaria no jogo. Porém, receiam estar flertando com uma candidatura virtual. Querem ouvir o dono da voz.

Confirmando-se a opção de Sarney pela composição com o petismo, Renan, Agripino e Virgílio vão atrás de um outro peemedebista que se disponha a arrostar o desafio. Fica no ar uma pergunta: qual seria a compensação capaz de satisfazer Sarney?

Suspeita-se que o senador se daria por atendido se Lula lhe entregasse o escalpo do ministro petista Tarso Genro (Justiça).

Comentário do Blog: Sarney torna-se cada vez mais previsível. Todos sabiam que seu jogo era esse. Ele não tem coragem de enfrentar uma disputa no Senado pois como está em matéria da revista Isto É, os dossiês já começaram a circular no Senado e é tudo que ele não quer é chamar a atenção, mais ainda, sobre os problemas de seu filho Fernando com a polícia Federal e a justiça. Procura sair logo do foco e fala do seu verdadeiro objetivo: o Ministério da Justiça. Se conseguir, trocará toda a cúpula, colocará lá a antiga direção e vai tratar de salvar Fernando. Ao mesmo tempo, perseguirá a todos os seus inimigos e adversários, principalmente os do Maranhão, onde tem problemas. Viria para cima de Jackson e de mim, porque quer nos tirar da frente, para que sua filha Roseana possa voltar ao Senado. Seria um absurdo que um homem como ele, com pessoas da família sendo investigadas pela PF, passe a controlá-la. Seria o maior dos escárnios com a opinião pública.

Um comentário:

Anselmo Raposo disse...

Caro Zé Reinaldo
De bobo o Sarney não tem nada e você sabe muito bem disso. Ele na verdade nunca quiz que o PMDB indicasse alguém para o senado, o que sempre quiz foi colocar um Ministro da Justiça para que ele possa fazê-la com as proprias mãos. Quanto ao Dr. Jackson coloco no meu Blog um Artigo intitulado "Jackson chame o povo" (bloguedoanselmoraposo.blogspot.com)aonde vocês lideres da derrotada do Sarney não podem esquecer os seus principais aliados o POVO.
Anselmo Raposo
http://bloguedoanselmoraposo.blogspot.com/