sexta-feira, 22 de maio de 2009

Que tristeza Povo, que Tristeza Tanta

O governo não tem planos, sofre de inapetência administrativa e as duas calamidades que nos atingem, a das chuvas e a da incompetência, atravessam as fronteiras do Brasil. O The New York Times, reunindo informações geográficas duvidosas, fala de um povo que espera por um “Plano de Deus”.

Um governo perdido no tempo e no espaço comprova essa incompetência da qual o Maranhão já tinha conhecimento. Não consegue se organizar sequer para confeccionar e distribuir as cestas básicas que chegam de outros Estados e da sociedade civil, grande parte delas fruto dos esforços do PSDB, porque dele (do governo) não sai nada, a não ser gestos escassos de solidariedade e discursos e passeios de barcos em meio ao mar de fome, miséria e tristeza que afoga o Maranhão.

“Que tristeza povo, que tristeza tanta”, gravou o poeta Nauro Machado em um de seus rituais de inspiração compulsiva. E nós repetimos como se esses versos também traduzissem as lavouras e almas perdidas, as casas abandonadas, a vida, o passado, o presente e o futuro deixados para trás. Uma gente misturando flagelo e endereços, obstruída, dividindo banheiros e desespero, sem alento e com a sensação de que não está sendo governada por ninguém.
Lá de cima a natureza desaba impiedosa sobre vidas e estradas intransitáveis, enquanto o Maranhão confere 12 mortos e 100 mil desabrigados.

A ajuda do Governo Federal não veio porque o presidente da República saiu daqui correndo para a Turquia, a Cochinchina, com medo dos olhos gananciosos e corruptos que pediam 1 bilhão de reais para realizar não o “Plano de Deus” para os flagelados, mas seus planos inescrupulosos de permanência indefinida no poder. E prefeitos irritados com o assalto aos dinheiros dos convênios firmados com o ex-governador Jackson Lago, ou por absoluta falta de recursos, também não montam as defesas municipais esperadas.

A Secretaria de Saúde é um fenômeno de imobilidade e por conta disso faltam remédios e sobram doenças e enquanto nossas crianças incham de infecções e diarréias, as autoridades recentes do Estado ocupam a mídia enchendo nossos ouvidos de conversas fiadas e promessas.

Quem sabe o Maranhão está pagando o preço de não ter resistido ao golpe urdido e aplicado contra a vontade do povo; quem sabe tamanha catástrofe venha servir pelo menos para instigar o remorso daqueles semi-deuses do Tribunal Superior Eleitoral que devolveram o Maranhão à condição de feudo intocável do senador José Sarney; quem sabe tamanho infortúnio não seja um plano, mas uma resposta de Deus.

Link Original

5 comentários:

Anônimo disse...

Governador,

Bom Dia.

Quem sabe se esta inoperância, não é só de H, para alguns iluminados da oligarquya, ficarem com os donativos?.
Atenciosamente,

Olinto

GUSTAVO LOPES disse...

O novo governo da governadora biônica Roseana Sarney veio para acabar com um Maranhão um verdadeiro retrocesso político e social.
Ela veio também para perseguir eu mesmo que sou do contra estou sendo vitima dessa perseguição política, pelo o grupo dela aqui comandado pelo ex-prefeito Filuca e o dep. Victor Mendes me transferiram de um colégio na sede para um no povoado Pacas é uma vergonha mais é a pura verdade

Anônimo disse...

DR. José Reinaldo, o povo não resistiu ao golpe porque, antes do golpe do TSE o ex. Gov. Jackson deu um golpe em seus amigos e que lutaram durante muitos anos ao seu lado, então ele está pagando com a mesma moeda. O ex. Gov. foi picado pela inoperancia e traição, e nois temos varios exemplos de como o ex. Gov. abandonou o seus amigos, senão vejamos: em Pinheiro, ele abandonou o lidre local Pedro Lobato por um aventureio qualquer, em São Bento trocou o leal e lider da região Isaac Dias por um oportunista, e isso aconteceu em Viana, Bequimão, Gonçalves Dias, Brejo, Pedreiras, São Bernardo do Mearim, em Lago da Pedra, Financiou a adversaria do ex. Prefeito que lhe ajudou,em Vitoria lavou as mãos e saaim por diante. Jackson nunca mais, foi um Gov. de grupinho, como fala o JP,e em eterna disputa entre poucos, Jackson foi um fraco, omisso, cumplice de todo os desmandos e incompetente, foi ele que deu nova vida a esse grupo Sanney, eu votei nele, mais não voto mais, escolha outro candidato para pegar essa bandeiro, e poruqe não o EX. GOV. JOSÉ REINALDO, o senhor tem que pegar essa causa e ir para a luta, porque acho que é o único que reune tais condições, ENTÃO ZÉ REINALDO GOV. DO POVO DE NOVO!!!!, agora depois da vitoria não faça como esse Jackson que abandonou os amigos de luta, e se cercou de oportunista.

Anônimo disse...

Caro Governador, quero levantar, se assim o senhor permitir a bandeira da verdadeira independencia do Maranhão. Quero impunhar essa bandeira e desfraldar o eslogam "ZÉ REINALDO, O GOVERNADOR DO MARANHÃO". Porque já basta de governadores amapaense, portugueses e piauense. Sei do real conceito que o senhor tem sobre o que é ser MARANHENSE, sobre o que é sentir a lamina na carne, por entender e defender a honradez do POVO do MARANHÃO,e principalmente defender a sua historia de Homem Publico e acima de tudo a sua historia como Pai. O POVO do MARANHÂO precisa viver a sua real historia e esquecer as marcas deixadas na alma dos açoites que vem recebendo até hoje. O MARANHÂO precisa de alguém que lhe tenha amor e reponsabilidades, poque paixão é fogo de palha e é um sentimento proprio de quem não mede consequencias e nem tem responsabilidades. Repito quero votar em:
" ZÉ REINALDO, O GOVERNADOR DO
MARANHÃO"

Nome: Luiz Tarso de Castro
luiztarsodecastro@gmail.com

Anônimo disse...

Senhor Zé Reinaldo, no maranhao temos 3 grandes nome para tomar o poder da familia Sarney..cito, Jackson lago, Ze Reinaldo, e Edson Vidagal, ambos sao pesoas de bens e alem do mais já demonstram ter um grande apreço pelo povo do maranhao. Portanto para vencer a famili Sarney, temo q está unidos, e voçes três tem tudo para fazer isso. Turiaçu, votara em peso em um dos três.