domingo, 22 de novembro de 2009

'Honoráveis Bandidos' já é o livro mais vendido do país

'RANKING' DA REVISTA VEJA APONTA: Obra - que relata a trajetória antiética do presidente do Senado, José Sarney e dos membros e agregados de seu clã - rompe o boicote das grandes livrarias de São Luís com venda em bancas de jornal, exposição na Feira do Livro e até um ‘disque-Honoráveis’

POR OSWALDO VIVIANI

Ele chegou lá. Menos de dois meses depois de seu lançamento, em São Paulo, o livro "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney", do jornalista e escritor Palmério Dória, conquistou o posto de livro de não-ficção mais vendido do Brasil, segundo o "ranking" da revista Veja que está nas bancas. A obra - que também lidera a lista geral dos livros mais vendidos da Livraria da Folha (compras "online") - já é considerada o maior fenômeno editorial do ano, com tiragem de perto de 50 mil exemplares até agora (quatro edições). O livro vem galgando posições na relação dos 10 mais vendidos da Veja há 8 semanas consecutivas. Na semana passada, estava em 3º lugar. A editora da obra - Geração Editorial - já tem programadas mais duas edições até o Natal.

'Clandestinidade' - Em São Luís, "Honoráveis Bandidos" - que relata a trajetória antiética do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e de membros e agregados de seu clã - rompeu o boicote das grandes livrarias com a venda em bancas de jornal.

O esquema é quase clandestino, já que muitos donos de bancas temem algum ato violento contra seu patrimônio, devido ao episódio do ataque de estudantes, a mando de políticos sarneysistas, aos participantes da noite de lançamento do livro em São Luís, no Sindicato dos Bancários, no dia 4 passado. "Tem dono de banca que prefere não exibir o livro, deixa escondido e só pega quando alguém chega perguntando sobre a obra", contou Celso Brandão, um dos distribuidores de "Honoráveis" no Maranhão.

O temor à truculência sarneysista também se estende às livrarias. Como na época da ditadura militar - em que obras malvistas pelos generais de plantão, como "Feliz Ano Novo" (Rubem Fonseca), "Zero" (Ignácio de Loyola Brandão) e "O Capital" (Karl Marx), só podiam ser adquiridas em pontos de venda camuflados, e de forma sigilosa -, as grandes livrarias de São Luís preferiram ignorar "Honoráveis Bandidos".

Duas raras exceções são as livrarias "Mundo de Sofia" (Monte Castelo, perto do Cefet) e "Poeme-se" (Praia Grande, próximo ao bar da Faustina). A primeira adquiriu uma boa quantidade de exemplares e os está expondo na Feira do Livro, inaugurada na sexta-feira, 20, e que acontece até o dia 29, na Praça Maria Aragão. Não tem como errar: o stand da livraria "Mundo de Sofia" fica bem na entrada da Feira, em frente ao estande - vejam que coincidência... - do Senado Federal.

Outra opção oferecida pelos distribuidores de "Honoráveis Bandidos" em São Luís é o serviço do "Disque-Honoráveis". É só ligar (98) 8112-2581. No final do mês, a venda do livro também será feita pelo telefone (98) 8838-0274.


ONDE ENCONTRAR ‘HONORÁVEIS BANDIDOS’ EM SÃO LUÍS

Feira do Livro (Praça Maria Aragão, estande da livraria 'O Mundo de Sofia')

Livraria Poeme-se (Praia Grande)

Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413)

Bancas da Praça Deodoro (Centro)

Bancas da Praça João Lisboa (Centro)

Banca da Praia Grande (perto do Centro de Cultura Odylo Costa Filho)

Banca no Renascença (perto do Bob's)

Duas bancas no Monte Castelo (próximas ao Senai)

Link Original

Nenhum comentário: