segunda-feira, 10 de maio de 2010

A segunda edição do nosso livro está esgotada

Reproduzo abaixo artigo do Professor José Lemos:

A SEGUNDA EDIÇÃO DO NOSSO LIVRO ESTÁ ESGOTADA

É indescritível a sensação de se ter um trabalho feito com tanto esmero ser reconhecido. Quando estamos na solidão da criação, pesquisando, buscando informações, tentando ser coerentes com a história de vida, com as idéias e ideais, não conseguimos imaginar o que uma obra nascida assim pode representar na vida de alguém. Posso dizer que foram momentos de excitação, de sentimentos indescritíveis aqueles que empreguei na produção das duas primeiras edições do nosso livro “Mapa da Exclusão Social: Radiografia de um País Assimetricamente Pobre”.

A primeira edição foi publicada pela Editora do Banco do Nordeste do Brasil em maio de 2005. Em dezembro de 2007 já estava esgotada. A segunda Edição revisada e atualizada foi publicada em março de 2008, e já no começo deste ano não havia mais um único exemplar disponível. Tínhamos duas alternativas: reeditá-la ou elaborar a Terceira Edição. Preferi esta última opção, haja vista que poderei atualizar as informações até o ano de 2008 e fazer projeções para 2010.

A concepção do trabalho é pretensiosa, no sentido de reunir reflexões que ajudem na formatação de programas e projetos voltados para mitigar ou amenizar os escandalosos níveis de pobreza e de exclusão social que acontecem no Brasil. A engenharia metodológica que estruturou o livro, na forma em que ele foi publicado nas duas edições, foi concebida quando eu estava na Condição de Professor Visitante na Universidade da Califórnia em Riverside e, ao mesmo tempo, cumprindo o meu programa de Pós-Doutoramento naquela conceituada Universidade Americana.

Fiz muitas leituras para escrever o livro. Contudo tenho de reconhecer que dois livros de Fritjof Capra exerceram uma grande influencia na interpretação dos fatos que estão ancorados em farta base de dados do IBGE que foram devidamente processados utilizando procedimentos estatísticos avançados. Os livros foram “O Ponto de Mutação” e “Teia da Vida”. Para a terceira edição acrescentei mais leituras. Contudo, um livro que me caiu nas mãos, como presente do meu único irmão, acabou exercendo grande influencia para a Terceira Edição.Chama-se “Armas, Germes e Aço” de Jared Diamond.

No livro, que é um relato de pesquisa, o Professor Diamond descreve com incrível lucidez didática como aconteceram muitas das mais importantes conquistas da humanidade. Relata como a produção de alimentos, a partir da domesticação de plantas e animais, acabou se tornando num importante fator de dominação de quem sabia fazer esta arte em contraposição àqueles que apenas eram extratores e, por isso, nômades, não poderiam construir famílias grandes nem se organizarem em grupos, porque precisavam estar sempre se deslocando em busca de comida. Mostra ainda como o uso de armas feitas de aço ajudou para derrotar contingentes populacionais muito mais numerosos. Relata o papel que a disseminação de doenças trazidas por invasores contribuiu para dizimar populações que não tinham desenvolvido anticorpos de defesa contra inimigos invisíveis que destruíam os seus organismos. Assim, com armas, aços e germes, as conquistas iam acontecendo e os mais fortes, ainda que muitas vezes menos numerosos, iam se impondo e conquistando territórios e espaços de poder. Um livro para se refletir e entender o comportamento do ser humano, sobretudo aqueles que de qualquer forma buscam ser poderosos e ricos não se importando com que meios.

Hoje as dominações continuam sendo feitas pela força. Mas tem outra forma de conquistar poder, territórios e, por essa via, o enriquecimento material. Pessoas que sem qualquer talento para ciências, artes, empreendedorismo, que desenvolvem uma habilidade incrível de se manterem sempre por perto de quem detém algum instrumento que possa lhes dar guarida para os seus projetos pessoais, tornam-se poderosas sem usar armas de aço. Constroem mentiras, destroem antagonistas imputando-lhes os defeitos de que são detentores e, como sabem do que são capazes de fazer na busca do poder, imaginam que aqueles que se lhes atravessam o caminho exercitam os mesmos fundamentos. No Maranhão, a partir de 1945, mais do que em outro estado brasileiro, outros germes como a mentira, a intimidação e a bajulação, tão poderosos como armas de aço se impuseram não nos deixando respirar fazendo-nos mais pobres.

A Terceira Edição do livro trará outras informações, alem daquelas já disponíveis nas edições anteriores, e mostrará que a oxigenação no fazer política, que aconteceu no Maranhão entre abril de 2002 e começo de 2009 faz a diferença para melhor. Oxalá o livro possa ajudar os maranhenses a retomarem o seu destino!

=================
José Lemos é Engenheiro Agrônomo. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará. lemos@ufc.br. Sítio Eletrônico: www.lemos.pro.br

Nenhum comentário: