terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Sarney e Credibilidade

A entrevista do Senador José Sarney publicada ontem no seu jornal é um primor de embromação e desfaçatez. Impressionante e deprimente. Quem te viu e quem te vê!

O repórter pergunta: “Dizem que ela (Ministra Dilma Rousseff) teria batido de frente com o senhor na indicação de cargos do setor elétrico”...

Sarney: “Isso não existe. Na minha idade, com a minha responsabilidade de ex-presidente da República, eu andar atrás de cargo, indicando gente. Isso não existe”. E conclui, depois de mais conversa fiada: “(...) eu não tenho nenhum outro interesse no setor, além de saber se o interruptor da minha casa está funcionando”.

Se ele quer que acreditemos nessa conversa fiada, então é necessário explicar quem é que está indicando por ele – Será que quem nomeia em seu nome é então Fernando Sarney? E olha que não é pouca gente: Lobão, Silas, Santana, Astrogildo, José Jorge e tantos outros, incluindo outras áreas como a Antaq, que cuida de portos, onde foi colocado Fernando Fialho. É um mundo de gente em vários Ministérios... Uma festa. E quem explica porque a revista Veja colocou nele o apelido de “Rei do Setor Elétrico”?

Esse interruptor dele é muito poderoso e serve para nomear e ‘desnomear’, para fazer e não deixar fazer. Será que ele é que é usado para não deixar vir a usina siderúrgica, a refinaria, grandes projetos empresariais para o Maranhão?

Na entrevista sobram escárnio, prepotência, dissimulação e enganação. E ainda reclamam quando a credibilidade dos políticos vai para o ralo, como agora. Sarney ultimamente só faz contribuir para isso.

É a decadência chegando!

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu LIDER adicione meu blog:samuelcolinas.zip.net

Anônimo disse...

GOVERNADOR, OLHA AÍ COMO O SEU BLOG JÁ É UM SUCESSO INCONTESTÁVEL, ESTA PÉROLA ESTÁ NO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO DE HOJE, ONDE ELES MOSTRAM QUE O COTOVELO DELES ESTÁ DORMENTE DE TANTA DOR E ESCANCARAM PARA TODO MUNDO VER QUE ACUSARAM O GOLPE E QUE ESTARÃO DE OLHO AQUI NO SEU BLOG.


BLOGUEIRO
O ex-governador José Reinaldo
Tavares resolveu entrar no
mundo dos blogs.
Encantado com o sucesso
do formato de informação e
análise mantido pelo portal imirante.
com – do qual ele próprio
não desgruda -, Tavares resolveu
criar o seu.
Acredita que na blogosfera
poderá alcançar maior publicidade
que o “meio” atualmente
utilizado para dar vazão às suas
queixas, lamúrias, mágoas e lamentações.

Anônimo disse...

Caro José Reinaldo,

Você já vem sendo muito lido no popularíssimo e combatente Jornal Pequeno. Ampliar o espaço de exibição de suas idéias e ideiais é uma necessidade, você que fez o Maranhão virar uma das mais belas páginas de toda a sua história - colaborando, decisivamente, para libertar o Maranhão de uma oligarquia política de quatro décadas.
Parabéns pela iniciativa. Pode contar conosco.

Jornalista José Machado - seu ex-secretário de Imprensa e atual colaborador.

Anônimo disse...

Não podemos negar o poder de encatamento do senador José Sarney. Vejam só as últimas vítimas do seu canto de sereia: Helena Heluy, Walter Rodrigues, Ed Wilson e toda banda do PT ligada a Washington Oliveira. Acredito que a única solução para o Maranhão seria um holocausto nuclear.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

CREDIBILIDADE É ISTO:
Deu NA "TRIBUNA DA IMPRENSA" de 28 de fevereiro de 2008, na coluna do jornalsita Sebastião Nery:

O OUTRO LADO DA VERDADE
Sarney era presidente do PDS, na ditadura, recebeu queixa de um deputado do PMDB do Maranhão, com quem ele se dava bem, de que um chefe político do governo (do PDS), numa cidade do interior do Estado, estava perseguindo os eleitores da oposição (do PMDB). Mandou chamar:

- Não faça isso. Deixe a oposição fazer sua campanha em paz.
- Senador, quem não vota com o governo não tem razão com o delegado.

Sarney
Sarney anunciou que vai tirar quatro meses de férias do Senado para escrever suas memórias. Na verdade, ele anda indignado porque, apesar de votar sempre, e cordeiramente, com o governo, está sem razão com a delegada Dilma Rousseff. Até agora, ela vetou todos os nomes por ele indicados para seu velho feudo no Minas e Energia: Eletrobrás, Eletronorte.

De qualquer maneira, pela delegada ou pelas memórias, eis aí uma boa notícia. Sarney escrevendo é bem melhor, para o Brasil e o Maranhão, do que Sarney politicando. Depois de mandar 40 anos caudilhescamente em seu Estado, lá deixou o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), analfabetismo, mortalidade infantil, longevidade, etc., do País.

Pela primeira vez, afinal, a imprensa deverá ter, pela letra dele, seus verdadeiros dados biográficos. De tal forma ele os enrola e desenrola, que até jornalistas experientes acabam se atrapalhando. Esta semana, na "IstoÉ" ("O cacique pede licença"), várias vezes o Rudolfo Lago se afundou.

"IstoÉ"
1 - "Aos 79 (sic) anos"... Errado. Ainda são 77. Faltam dois meses para fazer 78. Nasceu em 24 de abril de 1930.

2 - "Em 1954, é eleito suplente de deputado federal pela UDN" (sic)... Errado. É uma inverdade em que ele insiste, reinventando sua própria história, até mesmo em entrevistas para livros dos amigos, como o do saudoso Oliveira Bastos ("Sarney, o outro lado da história"):

"Ingressei na UDN porque era o partido contra Vargas, o Estado Novo, a ditadura, e porque no Maranhão o Vitorino Freire era o representante dessa vertente política. Na eleição de 1954, fiquei como primeiro (sic) suplente na bancada federal do partido (UDN)".

FGV-CPDOC
Tudo mentira. O excelente DHBB (Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro) da Fundação Getúlio Vargas-CPDOC conta na pág. 5.291:

"José Sarney ingressou na vida política ao eleger-se, em outubro de 1954, quarto (sic) suplente de deputado federal na legenda do Partido Social Democrático (PSD), com 3.271 votos. Ocupou uma cadeira na Câmara Federal entre agosto e setembro de 56 e de maio a agosto de 57". (Vitorino, senador e chefe do PSD, mandava no governo do Estado e tirou da Câmara quatro deputados para secretarias, só para Sarney assumir seis meses). "Rompendo com o vitorinismo, em julho de 1958, Sarney ingressou na UDN, cujo diretório regional presidiria desse ano até 1965". (E aí, sim, em 58 e não em 54, elegeu-se deputado federal pela UDN.)

Golpe de 64
3 - "Integrante da ala progressista da UDN, Sarney é contrário (sic) ao golpe de 64". Também errado. Apoiou o golpe desde o primeiro instante. Da UDN, quem ficou contra o golpe foi cassado: Seixas Dória (Sergipe), José Aparecido (Minas), Ferro Costa (Pará), Adail Barreto (Ceará).

O DHBB da FGV atesta: "Apesar das posições que assumira em apoio a João Goulart" (quando estava no governo e convidou Sarney para ministro, Sarney aceitou, mas Vitorino vetou), "Sarney se tornaria um dos principais nomes políticos do regime implantado em 64. Ostensivamente apoiado pelo presidente Castelo Branco, conquistou o governo do Maranhão em outubro de 65. A pressão pessoal de Castelo sobre o governador Newton Belo, do PSD" (que lançou pelo PDC um candidato de mentira, Antonio Eusébio, contra Renato Archer, para dividir o PSD), "teria sido feita pelos coronéis João Figueiredo e Dilermando Monteiro".

4 - "1966: eleito governador do Maranhão pela Arena"... Ainda errado. A eleição foi em 65 e pela UDN. A Arena só foi criada em 66.
Se nos textos alheios Sarney engana assim, imaginem nas memórias dele.

Anônimo disse...

já eu acredito que o poder maior de sarney reside tão somente no folclore que existe em torno do seu nome. na hora que percebermos isso, aí sim o derrotaremos de uma vez por todas. PARABÉNS GOVERNADOR E OBRIGADO POR TUDO.