quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nepotismo: Edison Lobão presenteou nora com cargo no Senado

BRASÍLIA - A farra do nepotismo no Senado beneficiou até a herdeira de um dos maiores colecionadores de arte do país. Um mês depois de se casar com Márcio Lobão, filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a advogada Marta Martins Fadel Lobão ganhou de presente um cargo no gabinete do sogro. Graças a Lobão, que se licenciou do Senado no ano passado, ela recebeu 16 meses de salário como assessora parlamentar em Brasília. Marta é filha de Sergio Fadel, grande colecionador de arte.

Foi uma coisa clara, transparente. Naquele momento era possível, porque não tinha a lei do parentesco, do nepotismo

A nomeação da nora do ministro está registrada nos boletins de pessoal do Senado que vieram à tona com o escândalo dos atos secretos. Sua designação para o cargo comissionado foi assinada pelo então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, em 31 de outubro de 2001 - exatos 39 dias após o casamento. A exoneração sairia em 17 de fevereiro de 2003.

Márcio Lobão é o atual presidente da Brasilcap, braço de planos de capitalização do Banco do Brasil. Nesta segunda, ela disse não ver problema no fato de ter ocupado um cargo público a convite do sogro:

- Foi uma coisa clara, transparente. Naquele momento era possível, porque não tinha a lei do parentesco, do nepotismo.

Perguntada sobre sua função no gabinete, Marta disse que prestava consultoria jurídica:

- Fazia pareceres dos diversos projetos de lei que vinham ou que eram propostos por ele. Mas não gostaria, por causa do sigilo profissional, de dizer exatamente (quais eram) esses projetos.

Marta e Márcio Lobão se casaram numa cerimônia luxuosa, que lotou a Igreja da Candelária, no Rio, de políticos, socialites e ministros de tribunais superiores. O cardeal arcebispo de Brasília, dom José Freire Falcão, pegou um avião especialmente para celebrar o matrimônio. Entre os padrinhos, estava o então vice-presidente da República, Marco Maciel.

Fazia pareceres dos diversos projetos de lei que vinham ou que eram propostos por ele. Mas não gostaria, por causa do sigilo profissional, de dizer exatamente (quais eram) esses projetos.

Antiga aliada de Lobão, a família Sarney desembarcou em peso no casamento. Compareceram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o então ministro do Meio Ambiente, Zequinha Sarney.

A festa depois do casamento religioso reuniu 1.500 pessoas no Forte de Copacabana, com direito a show de Jorge Benjor. As portas dos toaletes foram decoradas com ampliações de quadros do acervo Fadel. Segundo as colunas sociais, o casal seguiu direto para a lua-de-mel na ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa. A assessoria de Lobão disse que ele não foi localizado para comentar o caso.

Link Original

Nenhum comentário: