terça-feira, 7 de julho de 2009

Segurança de Sarney cuida de grampo no MA

Acusado em inquérito da Polícia Federal de vazar informações sigilosas à família Sarney, o segurança do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passou a chefiar a área responsável pelo sistema de grampos da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão.

Agente da PF, Aluísio Guimarães Mendes Filho é desde abril o secretário-adjunto de Inteligência. Foi alçado ao posto pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

Embora ocupe o cargo de secretário-adjunto, Aluísio continua na função de segurança do senador. Na semana passada, viajou a Brasília para acompanhar Sarney no Senado.

Conforme a PF, o governo do Maranhão pediu ao Ministério da Justiça que o agente seja cedido ao Estado, mas ainda não há decisão sobre a solicitação.

A pasta que Aluísio assumiu comanda o sistema Guardião, capaz de grampear simultaneamente conversas telefônicas de 300 celulares e 48 telefones fixos. Avaliado em R$ 1 milhão, o sistema foi doado pelo Ministério da Justiça em 2007 -é o mesmo usado pela PF.

Usado na investigação de crimes, o programa de computador foi concebido para deixar arquivados os dados de todas as escutas telefônicas que realizou. Por isso pode sofrer auditorias a pedido de advogados.

Apesar dessa segurança, em março passado, um ex-funcionário da Secretária da Segurança Pública do Rio Grande do Sul afirmou que o Guardião foi utilizado em grampo ilegal.

Link Original

Um comentário:

GUSTAVO LOPES disse...

Muito triste o que “estão fazendo” com o senador do Amapá Jose Sarney, um ser acima do bem e do mal, que nunca cometeu um único ato que desabonasse sua intocável imagem, um individuou que nunca perseguiu ninguém, um estadista, em fim um semi –deus... Com Sarney o Maranhão virou um estado sem pobreza, sem Grileiros, sem violência sem usurpação... que Piada!!!!
Triste! Muito triste na verdade, é que só agora o Brasil e o mundo descobriram o que nós maranhenses já estávamos cansados de saber. Triste é ver jornalistas tecendo comentários muitas vezes preconceituosos a nós do Maranhão por ter esse “coronel” como conterrâneo. –Datena, nós maranhenses não queremos mais essa família nos governando, Nós os expurgamos daqui dissemos não nas urnas, com maioria absoluta elegemos um governador, e fomos penalizados, somos governados por outro, a culpa não é nossa e sim do “podre poder”, das interferências no judiciário da influencia desse caciques que pensam realmente que somos fazenda.
Sem um pingo de credibilidade na Justiça Eleitoral, vamos cassar essa gente em 2010 nas urnas, sem a certeza de que nosso voto terá valor. Como não teve em 2006. O Maranhão fez a sua parte! Falta é a seriedade, para que nossos direitos e conquistas sejam respeitados.
Enquanto ao Lula... Bom, a historia dirá, mas acho que é, ou será o Sarney de amanhã. Cercado de denuncias e de descrédito. Chegou a dizer e “a oposição quer ganhar o Senado “no tapetão”, em referência às pressões de senadores. Não estudou... por isso não sabe que o vice teria que convocar novas eleições, direito esse que não foi respeitado quando tomaram “no tapetão” o governo do Maranhão. Igual ao seu arco agora amigo. Lula começa a cavar sua sepultura política ou quem sabe quer vim para o Maranhão descansar no mausoléu do amigo Sarney?.