quinta-feira, 4 de março de 2010

Goela abaixo

O jornal o Estado do Maranhão, na edição de sexta-feira passada, publicou a coluna Panorama Político do Ilimar Franco, que inicia com uma nota reveladora do medo que Sarney e Roseana Sarney sentem com respeito à candidatura de Flávio ao governo do estado.

A íntegra da nota (Goela Abaixo) é a seguinte: “Em almoço da ministra Dilma Rousseff com o PCdoB, anteontem, o presidente do PT, José Eduardo Dutra pediu que o partido retire a pré-candidatura do deputado Flávio Dino ao governo do Maranhão e apóie a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). O presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), já havia feito o pedido ao presidente Lula em café da manhã no mês passado”.

Com a publicação no jornal dos Sarney, agora é oficial: o esperto senador deseja obstinadamente afastar Flávio Dino da disputa com sua filha pelo governo do estado. Eles têm pavor do que Dino representa: um político inatacável, que se destaca pelo brilhantismo de sua atuação na Câmara Federal e que hoje é ponto de referência em qualquer assunto que envolva os interesses maiores do Maranhão. Todos o procuram porque confiam nele.

Além disso, os Sarney sabem, por meio das pesquisas que mandam fazer, que 65% dos maranhenses querem renovar a política do Maranhão e querem um nome novo para governador. Daí o pavor. Daí terem tentado primeiro cooptá-lo, e agora, como não deu certo, querem impedir a sua candidatura.

José Eduardo Dutra foi ao PCdoB atender ao pedido de Sarney, pois é firme a convicção de que a direção nacional não intervirá no Maranhão a favor de Roseana contra Dino. Dutra cumpriu protocolarmente a sua missão se dirigindo ao PCdoB, que na verdade nada fará contra um dos seus mais importantes filiados e apoiará, sim, sua candidatura ao governo do estado. Os Sarney esperaram ardentemente que uma diretriz da Convenção Nacional do PT escolhesse Roseana como candidata a ser apoiada pelo partido no Maranhão. Como não veio, bateu o desespero.

Vão sofrer muito tentando ganhar do Flávio...

Gostaria muito de compreender por que o senador José Sarney acredita ter como direito seu tentar proibir que um candidato do grupo de oposição à oligarquia possa ser candidato ao governo do estado. Ele colocou, utilizando um golpe de estado jurídico, a sua filha, que havia perdido as eleições para o governo do estado, no posto de governadora, em substituição a Jackson Lago, legítimo vencedor daquelas eleições. Ela assume tomando dinheiro de prefeituras e tomando empréstimos para tentar influir na vontade de prefeitos, por intermédio de promessas e benesses. Nada fez no governo e o estado amarga um ano de paralisia administrativa exatamente quando Jackson Lago se preparava para reforçar o seu programa de obras. Ela chegou e parou tudo, embora tente encobrir a verdade com um bando de factóides televisivos, propaganda enganosa, que deliberada e inadvertidamente paga para sua própria empresa de comunicação.

Mas o povo percebe e não se deixa enganar. Basta observar que ela é, a bem da verdade, a única candidata já em campanha para o governo do estado e não consegue chegar aos 50% de intenção de votos... Para piorar ainda mais as coisas, os candidatos da oposição não tem acesso a nenhuma televisão, tampouco rádios ou outros meios de comunicação de massa para levar suas mensagens ao interior. Isso sem falar que a própria coluna política do jornal que possui afirma que realmente 65% da população quer um nome novo.

Mesmo assim, tenta atacar Flávio Dino, dizendo que ele estaria decepcionado, porque esse contingente não nomeia ninguém como o “novo”. Ora, parece que não compreendem que pesquisas qualitativas são realizadas fundamentalmente para mostrar o que pensa o eleitor e tentar interpretar o momento. É a pesquisa quantitativa que mede intenção de votos.

Assim, utilizando a descoberta deles, quem é pode ser esse novo? A mais do que manjada Roseana? O óbvio é quem?

Pois bem, eis os motivos para Sarney tentar impedir o Flávio de ser candidato. Mas quem lhe deu esse direito? Como pode pretender dirigir uma eleição para o governo do estado, privando o povo de exercer o seu direito sagrado de escolher quem deve dirigir esse estado sofrido e submetido aos torpores de anos de oligarquia e mandonismo irresponsável? Como ele pode querer se arvorar desse poder para proteger a sua filha e seu inexistente governo? Este senador é, sem dúvidas, um grande democrata!

O povo não vai se deixar mais manipular por ninguém. Basta!

A reunião do PT que escolheu os dirigentes partidários não foi do agrado de Roseana Sarney e de seu pai. Augusto Lobato foi escolhido vice-presidente do PT e a tentativa de marcar a reunião da convenção para o final de abril, como queriam, acabou sendo marcada para 27 de Março. E restaram claras as tentativas de cooptação, utilizando promessas de entregas de secretarias de estado, empregos a rodo e outras vantagens, incluindo legendas para disputar a Câmara e o Senado a mais de um notório membro do PT.

O risco para essas pessoas é tão grande que se isso vier a público, esses incautos, que tentam dissimular essas jogadas, serão engolidos pela enorme rejeição que já atingiu ilustres pedetistas do passado que sucumbiram ao conto da oligarquia e acabaram por perder o discurso e em seguida foram abandonados. Alguns já comunicaram que não serão candidatos e continuarão secretários de estado em secretarias esvaziadas por Roseana, que quer apenas que essas pessoas se desmoralizem, abatendo-as politicamente. É preciso muito cuidado, pois a opinião pública não os perdoará.

Enquanto isso, continua o terrível e incessante trabalho de acabar com a já precária oferta de saúde pública do estado. Agora foram fechados para reformas, por meio de dispensas de licitação - como sempre suspeitíssimas - o PAM Diamante e o Hospital dos Servidores do Estado. Para eles, obra significa contrato com empreiteiros e a população que se dane. E Roseana apenas fica fazendo propaganda, enquanto acabam com o estado e fazem a população sofrer.

E como se não bastasse, temos ainda o PAC. O única obra contemplada pelo programa no estado, o da Liberdade, veio ainda no governo Jackson e está paralisado. Agora surge então mais um factóide: o da duplicação da estrada até Bacabeira incluída no PAC, naturalmente, para dar credibilidade ao combalido governo. O que não dizem é que a obra já é premente desde as chuvas do ano passado, que destruíram o trecho da São Luis-Teresina entre São Luís e Peritoró, e nada fizeram. Dá-lhe enganação!

E para finalizar, enquanto o governo do Maranhão silencia, querem nos tirar um deputado federal, dois estaduais e R$ 220 milhões do fundo de participação. E nem sequer uma palavra da governadora Sarney, ocupada demais em explicar o carnaval...

5 comentários:

ligia disse...

ZE REINALDO SÓ VOCE PARA NOS DÁ ESCLARECIMENTOS TAO NECESSARIOS DE MANEIRA SIMPLES E CLARA. É UMA PENA QUE UMA MASSA GRANDE NAO TENHA ACESSO.MAS A VERDADE É QUE ELES NAO TEM PARA ONDE CORRER.A OPOSIÇAO VAI GANHAR MESMO.E SE O SARNEY ASSUMIR A PRESIDENCIA PIOR SERÁ P ELE.POIS TUDO DE PODRE DELE VIRA À ATONA COM GOSTO DE GÁS.

Clivaldo Junior disse...

Caro José Reinaldo,
Eles estão com muito medo da candidatura do nosso futuro governador Flavio Dino. Não tenho dúvidas de que despejarão muito dinheiro para comprar delegados do PT

Anônimo disse...

É verdade, esperamos que Flávio seja candidato para que possamos continuar sonhando com um Maranhão diferente. Não vai ser fácil, mais havendo 2º turno, acho que a oposição unida vence.

Anônimo disse...

zé, sou seu fã e eleitor, me chamo leandro , sou de são joao dos patos -ma, pra mim o melhor governador que o estado já teve, leio semanalmente o seu blog,queria lhe dizer que independente de sua candidatura ou quem vc apoiar terá o meu voto, e se vc vier aqui fazer um comício na campanha 2010 queria ter aoportunidade de conheêlo e participar dom comicio, se vc é um anti-sarney eu 300 vezes mais. ate mais e um abraço.

Castelo disse...

SÃO AS VELHAS PRÁTICAS DE TRÁFICO DE INFLUENCIA, QUE O SENADOR MARAPAENSE TENTA INCREMENTAR, NESSAS ELEIÇÕES,... MAS NÃO VAI TER JEITO, VAI PERDER DE NOVO,É QUE O POVO, À DURAS PENAS, POUCO A POUCO VAI FICANDO MAIS EXCLARECIDO!!...TEMOS O DIREITO A TER ESPERANÇAS,....E NINGUEM VAI NOS ROUBÁ-LA!!!!.....