terça-feira, 18 de maio de 2010

Ala do PT do Maranhão declara apoio a Roseana Sarney

Um grupo de integrantes do PT do Maranhão, onde o partido está dividido em relação à sucessão estadual, entregou neste domingo à governadora Roseana Sarney (PMDB) uma lista com 98 assinaturas em apoio à candidatura dela à reeleição.

No encontro, Roseana vestiu uma camisa do PT, tirou fotos com dirigentes do partido e conclamou os petistas a serem seus "companheiros de luta".

O ato aumenta ainda mais o racha do PT no Estado, que está dividido entre apoiar o clã Sarney, seguindo a aliança nacional com o PMDB, ou a candidatura de Flávio Dino (PC do B), opção que recebeu a maioria dos votos no encontro estadual do partido, em março.

A ala pró-Roseana, que conta com a influência do presidente Lula, bastante próximo à família Sarney, tenta anular o resultado do encontro - um dos recursos ainda está em análise. O documento questiona a substituição de uma delegada no momento da votação e a suposta invasão do plenário.

"Foi um encontro conturbado", diz o ex-deputado federal Washington Luiz, da ala favorável a Roseana. Segundo ele, parte dos delegados que haviam votado em Flávio Dino "mudou de ideia", o que deu origem ao abaixo-assinado.

Segundo ele, a lista é interna e não pode ser divulgada. Não se sabe quem a assinou.
Para o deputado federal Domingos Dutra (PT), que faz oposição a Sarney, o documento é um ato de "desespero". "Isso não tem poder para revogar a decisão do encontro. O partido tem regras", afirma.

Dutra acha que não haverá intervenção do diretório nacional no Maranhão, como querem os pró-Roseana, porque o apoio a Flávio Dino não contraria as alianças estabelecidas no congresso nacional do PT.

"[O PC do B] é um aliado antigo, da base do governo. É só fazer dois palanques, como em outros Estados", diz Dutra.

"Dois palanques têm mais voto que um", afirma ele.

O presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, foi a Brasília ontem entregar o abaixo-assinado ao presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Há a expectativa de que o partido sugira uma nova votação para o encontro deste fim de semana, em que devem ser definidos os candidatos a deputados estaduais e senadores no Estado.

ESTELITA HASS CARAZZAI da Agência Folha, em São Luís

Nenhum comentário: