quarta-feira, 21 de maio de 2008

Biodiversidade

Dano ambiental consome 6% do PIB global ( Da France Presse). A destruição da flora e da fauna está custando ao mundo 3,1 trilhões de dólares por ano, cerca 6% da soma do PIB (produto interno bruto) de todos os países, afirma um novo estudo encomendado pela União Européia.

O conteúdo do documento, antecipado pela revista alemã "Der Spiegel", deve ser divulgado na íntegra hoje na COP 9 -a 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas), em Bonn (Alemanha). Segundo o autor principal do estudo, Pavan Sukhdev, economista do Deutsche Bank na Índia, o levantamento também indica que "os pobres do mundo arcam com a maior parte do custo." Em sua edição que chega hoje às bancas, a "Der Spiegel" também afirma que a chanceler alemã Angela Merkel deve anunciar agora um aumento substancial em verbas para o combate ao desmatamento.

O objetivo é se equiparar à Noruega, que desembolsa 500 milhões de dólares por ano para reter o que resta de suas florestas.
O desmatamento -o do Brasil, inclusive- é o tema central da COP 9 por ajudar a contribuir para o aquecimento global e por ser um dos principais fatores por trás da extinção de animais e plantas. A WCU (União Mundial para a Conservação) considera ameaçados hoje uma em cada quatro espécies de mamíferos, um de cada quatro pássaros, um terço dos anfíbios e 70% de toda a biodiversidade vegetal do planeta.

Comentário do Blog: Se não houver uma grande cooperação mundial, principalmente entre as nações mais desenvolvidas e as emergentes, esses custos vão crescer rapidamente e as nações mais pobres serão extremamente sacrificadas, como estamos assistindo em Mianmar. Esse assunto tem que ocupar um lugar prioritário nas agendas das nações daqui para frente, pois hoje são raros os cientistas que não concordam com isso, o que não acontecia no passado, quando havia uma grande divisão entre eles.

Um comentário:

Anônimo disse...

A NOTA ABAIXO É DO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE E DÁ CONTA QUE A PARTE DO PMDB QUE RESPONDE AOS MANDOS DE JOSE SARNEY PASSOU O DIA DE HOJE TENTANDO EVIAR QUE RAIOS E TROVOADAS ATINJAM A ELETROBRÁS. E QUE RAIOS SERIAM ESTES? ISTO O JORNAL INFELIZMENTE NÃO REVELA, MAS BOA COISA É QUE NÃO DEVE SER

DENISE ROTHENBURG - Brasília DF
Com Guilherme Queiroz
denise.rothenburg@correioweb.com.br

Deu tilt

O grupo do PMDB do senador José Sarney passou as últimas 24 horas numa operação para evitar que raios e trovoadas atinjam a Eletrobrás.

SEUJOCA.BLOGSPOT.COM