Roseana e Murad trabalharam para conseguir dinheiro público para a Usimar, o megaescândalo da Sudam que teria sido a fábrica de autopeças mais cara do mundo.
De imponente mesmo o projeto Usimar tem o preço. Como mostra a placa ainda fincada diante do terreno onde ela se ergueria, a fábrica de São Luís do Maranhão custaria, numa primeira fase, 1,38 bilhão de reais. O investimento total seria de 1,7 bilhão. É dinheiro demais para uma empresa que se propunha a fabricar peças de automóveis, especialmente aquelas mais brutas, pesadas, como os blocos de motor, cabeçotes e cubos de roda. Isso sem que se encontre uma única indústria de automóveis nas redondezas. A mais próxima fica em Camaçari, na Bahia, a 1.600 quilômetros de distância. De lá vem uma boa comparação para medir a megalomania do natimorto projeto maranhense.
Em Camaçari, a Ford está em fase final de ajustes de sua fábrica que vai produzir 250.000 carros por ano. A unidade da montadora é abastecida por 29 empresas de autopeças instaladas na região. Pois bem, o investimento somado de todas essas empresas fornecedoras da Ford em Camaçari empata com o custo projetado da Usimar de São Luís do Maranhão. Um espanto. Se as fraudes não tivessem sido descobertas pelo Ministério Público, a Usimar teria custado dezenas e até centenas de vezes mais que fábricas de autopeças em funcionamento no Brasil e no mundo.
Comentário do Blog: O Ricardo Santos mandou-me essa matéria da Veja, publicada em 13 de março de 2002. É por isso que ele é ré no processo do Supremo Tribunal Federal. Até a placa é uma fraude diz a veja. E esse pessoal está aí pousando de honesto...
2 comentários:
Seria muito bom que a revista em epigrafe fosse distribuida para cada um dos maranhenses. Impunes ficaram e impunes seguem. Ta na hora de um basta.
Ricardo Sanros:
Para esses se acham moralistas, vale lembrar a capa da revista Veja, com título, "Eles pensavam que o Brasil era o Maranhão..." Sem comentários!!!!!
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