sábado, 25 de julho de 2009

Petistas agora admitem rever apoio a Sarney

De Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti:

Apesar das novas declarações de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), começa a perder parte dos aliados que sustentam sua permanência no cargo.

Sua maior preocupação é o PT, onde mesmo aqueles que o defendiam, como Ideli Salvatti (SC), líder do governo no Congresso, já admitem que a situação se agravou e pode levar o partido a rever sua posição.

Sem os 12 senadores do PT, Sarney teria uma margem frágil de 38 votos num eventual processo por quebra de decoro parlamentar. Ou seja, menos da metade dos 81 senadores.

A divulgação das gravações da Polícia Federal, nas quais Sarney negocia com o filho Fernando Sarney emprego para o namorado da neta, deverá ser o argumento do PT para justificar uma mudança de posição.

Segundo um petista, as gravações causaram forte reação na opinião pública, pois explicitam práticas patrimonialistas.

- Agora, até o namorado da neta! O sentimento não é só de constrangimento, há preocupação também. O partido pediu que Sarney se afastasse. Agora ele é que tem que tomar uma posição - diz Serys Slhessarenko (PT-MT), 2ª vice-presidente.

- Vamos ter de ter calma, pois temos a responsabilidade de dar governabilidade ao país. Mas a situação se agravou muito. O segundo semestre do ano promete - advertiu Ideli.

Link Original

Nenhum comentário: