segunda-feira, 29 de junho de 2009

Transparência do Senado revela ‘guarda-chuva’ generoso do clã

Por Oswaldo Viviani: A divulgação pelo Senado Federal dos nomes de todas as pessoas que ocupam cargos comissionados na Casa (www.senado.gov.br/sf/portaltransparencia) revelou que o senador José Sarney (PMDB-AP) e seus aliados maranhenses – Epitácio Cafeteira (PTB), Mauro Fecury (PMDB), Lobão Filho (PMDB) e Roseana Sarney (PMDB) – foram mais do que generosos com seus parentes, amigos e os filhos destes. Não ficou ao relento nem o 1º suplente de Sarney, Jorge Nova da Costa (PMDB), que foi empregado como assessor técnico no gabinete de apoio de José Sarney.

Veja a seguir alguns exemplos do grande e generoso “guarda-chuva” aberto no Senado para abrigar gente ligada ao clã que na maioria dos casos sequer mora em Brasília.

• Jorge Nova da Costa – Amigo de Sarney e ex-governador do Amapá quando este ainda era território, ganhou a vaga de assessor técnico em 10 de outubro de 2006. O ato de sua nomeação, de número 1986, não foi secreto: aparece registrado no Boletim de Pessoal 3583 e traz a assinatura do onipresente diretor-geral Agaciel Maia. Um parente de Jorge Nova – Paulo Sérgio Moreira Nova da Costa – também ganhou, em 27 de outubro de 1994, um cargo de secretário parlamentar no gabinete de Sarney.

• Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho, o Chico Maranhão – Desde 7 de abril de 2003, o cantor e compositor, atualmente com 66 anos, tem um cargo de assistente parlamentar no gabinete de Mauro Fecury. Chico Maranhão é autor, entre outras músicas, do sucesso “Gabriela”, 6º lugar no lendário Festival da Record de 1967, na interpretação do MPB4. Mora em São Luís.

• Ana Carolina Bacelar de França Ferreira e Ana Luiza Bacelar de França Ferreira – As duas irmãs estão instaladas no gabinete de José Sarney. São filhas de Albérico de França Ferreira Filho (PMDB). Ele é primo de José Sarney e candidato derrotado nas eleições do município de Barreirinhas, mas ainda briga na Justiça para evitar a posse do prefeito escolhido pelo povo, Milton Dias Rocha Filho, do PT. A cidade é “estratégica” para o grupo Sarney porque tem enorme potencial petrolífero. A família Sarney explora hotéis na região e tem grandes extensões de terra em Barreirinhas, assim como em Santo Amaro do Maranhão, outra cidade dotada de riquezas naturais de ponta, como gás natural e petróleo. Ana Carolina é assistente parlamentar e ocupa o cargo desde 5 de janeiro de 2007. Ana Luiza foi nomeada em 28 de março de 2005, também como assistente parlamentar.

• Wilson Ramos Neiva – Está lotado, igualmente, no gabinete de Sarney, a quem é ligado há muitos anos. Foi nomeado em 6 de abril de 2005 como assistente parlamentar.

• Juliana Nunes Escórcio Lima e Alba Leide Nunes Lima – respectivamente filha e mulher de Francisco Escórcio, o Chiquinho, “araponga” e “faz-tudo” de José Sarney. Juliana é assistente parlamentar no gabinete de Mauro Fecury (ganhou a vaga em 25 de maio de 2009). Alba está lotada no gabinete de José Sarney, também como assistente parlamentar, desde 17 de março de 2008.

• Giovana Duailibe de Abreu – É filha de João Guilherme de Abreu, chefe da Casa Civil da ocupante do governo do Maranhão, Roseana Sarney. Foi nomeada em 13 de julho de 2007 como assistente parlamentar do gabinete de Mauro Fecury.

• Larissa Lenza Gratão – Também lotada no gabinete de Mauro Fecury. É parente de Fábio Lenza, vice-presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal (CEF), “cargo de indicação política de José Sarney”, segundo inquérito da Polícia Federal, que investigou um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, entre outros ilícitos, chefiado por Fernando Sarney (filho de José Sarney) e que envolveu Lenza. Larissa é assistente parlamentar e foi admitida em 12 de junho de 2006.

• Thiago Tito Frota Soares – Filho de Deco Soares, ex-presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Thiago é assistente parlamentar no gabinete de Mauro Fecury. Foi nomeado em 30 de novembro de 2007.

• Luís Carlos Bello Parga Júnior – Mais um “acolhido” no gabinete de Mauro Fecury. Ele é filho do senador Luís Carlos Bello Parga, que morreu em maio de 2008. Está no cargo de assistente parlamentar desde 1º de fevereiro de 2003.

• Rodrigo Silva Buzar – Filho de Benedito Buzar, jornalista e escritor. Está lotado como assistente parlamentar no gabinete de José Sarney, desde 5 de novembro de 2007.
• Jane Carvalho Buhatem Anunciação – Cunhada do desembargador Jorge Rachid Maluf, lotada no gabinete de Edinho Lobão.

Além dos nomes agora revelados, a “farra” de parentes, amigos e agregados do clã beneficiados com cargos comissionados no Senado inclui nomes já conhecidos dos leitores do Jornal Pequeno:

• Rosângela Terezinha Michels Gonçalves, Maria do Carmo de Castro Macieira, Virgínia Murad de Araújo, Raimundo Nonato Pereira Quintiliano Filho.

Link Original

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana Dulce Ribeiro Goncalves Rehem é filha do desembargador do TJ-PI Haroldo Rehem, de Teresina/PI

Anônimo disse...

Realmente esses Piauienses do TJ-PI todos fazem parte dessa camarilha de corrupçao, o que é uma falta de vergonha, filhas de juizes e desembargadores estarem trabalhando comissionados no senado. Aposto como foi atraves do Ciro Nogueira...