sábado, 25 de julho de 2009

• Senado

Sarney na prancha


Na sexta-feira, Lula admitiu que está na hora de iniciar o desembarque da crise chamada José Sarney. O presidente acha que já deu corda até onde foi possível. Agora, vai soltar.

Tempo de resistência
Desde a primeira denúncia até ser obrigado a renunciar, em outubro de 2001, Jader Barbalho aguentou-se por seis meses na presidência do Senado. Renan Calheiros suportou os mesmos seis meses até cair fora, em dezembro de 2007. José Sarney está desde fevereiro na berlinda. Cinco meses. Falta pouco, então?


Link Original

3 comentários:

Luís Domingos disse...

Caro Zé Reinaldo,

Acho que o velho morubixaba não chega ao final de agosto como presidente do Senado.

Imprudência ou certeza da impunidade?




É sabido que o Senador Tião Viana é um dos melhores quadros do Legislativo brasileiro. Sua vida é norteada pelo compromisso com a democracia e a defesas dos povos da floresta. O senador acreano defende uma causa cara à humanidade. A Amazônia.


Ao contrário da salada política que venceu a eleição para a Mesa do Senado, preocupada com interesses de ordem individual, como aumento de salários e outros benefícios, Tião não troca a pauta nacional pela pessoal. Alto clero versus baixo clero. Eis o cenário da última eleição para o Senado da República.


Tião perdeu porque não se nivela por baixo. Perdeu porque não tem a cara botocada do Brasil, o botox do cinismo que torna sem rugas faces sabidamente caquéticas e que expressam o que há de mais viciado nos métodos políticos. Perdeu porque não tem a cara dos interesses representados por Agaciel Maia, Almeida Lima, Efraim Morais, Gilvan Borges, Gim Argello, Mão Santa, Papaléo Paes, Renan Calheiros, Wellington Salgado; O Brasil, que cultiva a fama da malandragem, do jeitinho, da troca de favores, país esse tão bem representado pelo baixo clero em sua forma mesquinha e diminuta, não está preparado para Tião.


Assim, num resultado pitoresco, o que há de menor em matéria de ética, de responsabilidade, de política, tornou-se maioria.


Quando o senador Sarney, aliado ao DEM e assessorado pelos Srs. Renan Calheiros e Gim Argello, atropelou o bom senso e a lógica descumpriu o acordo para a eleição de um peemedebista para presidente da Câmara e de um petista para presidente do Senado, começou o seu ocaso que pelo que se anuncia terá um desfecho previsível, ou seja, Sarney fora da presidência e os tucanos e demos comandando a casa alta do congresso, coisa que na prática já está acontecendo, quando o 1º secretário Heráclito Fortes surrupiou a competência do presidente e fez a nomeação do parente do seu suplente para Diretor Geral, numa verdadeira afronta à moralidade. O silêncio criminoso, dos seus pares e da mídia, em relação ao Sr. Efraim Morais, que comandou a 1º secretaria nos últimos anos, dá à dimensão da desfaçatez dessa gente.Também não vamos esquecer a humilhação a que o PT foi submetido quando da divisão das comissões do Senado, na ocasião, numa aliança espúria, e não poderia ser diferente, já que feita entre os seres espúrios Renan e Collor, o PT teve roubada a vaga que o regimento lhe garantia!


Também não vamos esquecer que numa demonstração de força e hostilidade ao governo Renan nomeou Almeida Lima presidente da Comissão de Orçamento.


Diante desse cenário desolador algumas pergunta não calam;


Sarney foi candidato para manter intacto o império montado pelo Sr. Agaciel?


Sarney foi candidato para preservar apoios nas províncias Maranhão e Amapá?


Sarney foi candidato para pressionar o executivo em relação à investigação que a PF fazia nas empresas do seu filho Fernando?


Sarney foi candidato para manter o PMDB do Senado como interlocutor privilegiado do presidente Lula?


Sarney foi candidato para restaurar o "prestígio" do Sr. Renan?


Ou todas as alternativas estão certas?


Luís Domingos

Unknown disse...

é hora de acordar pra não mais dormir.não vamos vacilar temos que derrubar o dinossauro no senado.será uma das maiores queda de uma dinastia que roubam o maranhão há anos...

SEU JOCA disse...

ESSA AÍ É DO BLOG DA COLUNA DO ANCELMO GOIS, DE HOJE EM O GLOBO E REPRODUZIDA NO BLOG DELE NA GLOBO.COM, O VELHO MORUBIXADA QUE CULPAVA SERRA POR TUDO, VAI TER QUE ARRUMAR OUTRO CULPADO, QUEM SABE ELE PRÓPRIO:

De quem é a PF?

As investigações da família Sarney pela Polícia Federal derrubam um mito — o de que, por trás de tudo contra o clã maranhense, está o dedo de Serra.

Afinal, há sete anos, a PF está nas mãos de Lula e Tarso Genro. O provável é que os maiores inimigos dos Sarney sejam eles próprios. Com todo o respeito.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/