terça-feira, 21 de julho de 2009

Sêneca

Reinaldo Azevedo, articulista da Veja e dono de um dos blogs mais lidos do país, fez o seguinte comentário acerca da citação de Sarney sobre Sêneca, quando tentava definir uma linha de defesa, a essa altura impossível. Vejamos:

"Sarney fez ontem um discurso em defesa de… Sarney e citou Sêneca… Sêneca é? … Sêneca foi preceptor de Nero e acabou caindo em desgraça. Entrou numa banheira de água morna e cortou os pulsos. Sarney não precisa exagerar: a renúncia já estaria de bom tamanho".

Clovis Rossi, colega de página de Sarney às sextas feiras na Folha de São Paulo escreveu sobre o mesmo assunto, no último domingo: o funcionário público de qualquer calibre tem marcada na alma a certeza de que deve explicações ao público, mesmo quando o público não as esteja pedindo.
É essa consciência, indispensável à construção da República, que o senador José Sarney demonstra não possuir, ao recorrer a uma frase de Sêneca para calar-se. Essa história de combater o que chama de "injustiça" com "o silêncio, a paciência e o tempo" não passa de fuga às suas responsabilidades e de traição ao conceito de "accountability" que ele, como funcionário público da mais alta graduação, deveria ser o primeiro a defender.


De quebra, Sarney refugia-se na velhíssima e fajutíssima tese de perseguição da mídia. Não, senador, é perseguição dos fatos, e enquanto eles não forem total e definitivamente explicados, continuarão a persegui-lo, no Maranhão, em Brasília, onde for...
O caso de Sarney é mais grave porque tem um espaço semanal, aqui ao lado, em que poderia dar todas as explicações sem ser interrompido por perguntas. Prefere mudar de assunto. Sempre".


A lição de Sêneca para as agruras do oligarca são: Silêncio, Tempo e Paciência. A primeira: silêncio, porque nada pode ser dito em sua defesa. Nada poderá explicar os desvios de conduta que levaram a tantas denúncias fundadas e objetivas. E todas consistentes, como diz o Senador Agripino Maia do DEM. Assim é melhor silenciar, fazer cara de paisagem e tentar sair de fininho. Mesmo porque essa oportunidade ele já teve e jogou fora com dissimulações e mentiras que não conseguiam resistir a mais ligeira análise. Interpretação coerente fez sua neta, quando definiu a questão que lhe interessava: o cargo do Senado é da família e portanto era legítimo aboletar o namorado nele.

A segunda: Tempo, porque esperam que aconteça um escândalo maior do que o dele e a imprensa corra para o novo e o esqueça. O Estado de São Paulo analisa essa pretensão em recente editorial, colocando uma pá de cal em tal raciocínio. Diz que o escândalo de Sarney é grande demais para ser esquecido e que a imprensa pode tratar muito bem de dois fatos simultaneamente com a mesma objetividade. É, Sarney, está difícil…

A terceira e última é a Paciência: Realmente, esta é a única maneira de tentar assimilar em seu íntimo essa imagem nova e definitiva com que os brasileiros de todo os recantos estão vendo o ex-presidente da República. Paciência com a tragédia pessoal que é ver que o sonho de deixar uma imagem de estadista e benfeitor do país esvaindo-se pelo ralo da história.

Porém, um motivo muito forte dá forças a Sarney para suportar tanta humilhação. Ele disse a amigos que tentaram evitar que concoresse a Presidente do Senado, oferecendo-lhe a Presidência da ABL, que não poderia aceitar, pois estaria condenado a ser politico pelas circunstâncias da vida. Isso foi interpretado como o único caminho para defender os filhos dos inquéritos da Polícia Federal. Hoje ele viu que a maneira como chegou à presidência do Senado em nada o ajudou nessa missão. Ele é escravo das circunstâncias. Deve pensar que uma saída agora da Presidencia de um dos poderes da República vai deixar ainda mais frágil toda a família, que já estão em apuros com a justiça. Daí a verdadeira imolação a que se submete... Certamente as denúncias poderiam sair do foco da imprensa se renunciasse. Mas não pode. Que sina!!!

Roseana Sarney, por seu turno, tenta emergir no meio de tanto desalento e dar ânimo à combalida tropa que lhe cerca no governo biônico. Só um estado tão grande de fraqueza política explica dar aumentos salariais a uma parte do funcionalismo. Sim, pois nos 8 anos que ocupou o governo anteriormente não deu aumento para ninguém... Roseana sabe que no meu governo demos aumentos reais ao funcionalismo, mas ela como é próprio da família se esforça a dizer o contrário. E a coisa mais engraçada é ela dizer que equilibrou financeiramente o estado em um mês. Ela não tem noção do que diz pois na verdade nunca houve equilibriu fiscal no seu governo anterior como pode facilmente ser checado na Secretaria do Tesouro Nacional. Ela tenta dizer o contrário irresponsavelmente, mas está precisando ler entrevista do seu Secretário de Planejamento a O Imparcial onde ele coloca de maneira correta o que se passa com as finanças do estado e o que aconteceu nos governos de Jackson e no meu.

O que ela precisa ver e corrigir se tiver pulso, é o que está acontecendo na sua Secretaria de Saúde... Eu compreendo que o nome de Ricardo Murad foi-lhe imposto goela abaixo pelo próprio Ricardo. Mas isso não justifica a falta de controle sob os seus atos. Quando acordar vai ser tarde…

Foi muito notada a ausencia de José Sarney na marcha dos prefeitos ao lado de Lula, muito diferente do ano passado. Porque será?

Já notaram que a coluna do Elio Gaspari sumiu das páginas do jornal da oligarquia depois que ele escreveu que Fernando Sarney era caso de regressão merecendo estudo de Darwin?
Nem Lula aquenta Sarney!


Por fim Veja anunciou no seu último número: Não caiu bem no eleitorado o apoio dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Senado, José Sarney, acusado de comandar uma central secreta de nepotismo e favorecimento a apadrinhados. Um indicador do desgaste de Lula é uma pesquisa telefônica feita em São Paulo pelo Ipespe. O levantamento revela que 82% dos entrevistados conhecem as denúncias que pesam sobre Sarney, 79% acreditam que ele deveria deixar o cargo enquanto os fatos são apurados e 71% dizem que Lula errou ao defender o presidente do Senado.

E agora?

4 comentários:

Sâmia Reis disse...

Tá muito forçado todo esse ataque a Sarney... E Virgílio não tem mais de onde inventar acusações!!! Acabou de sair na Folha que "O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), desistiu de apresentar a quarta denúncia ao Conselho de Ética da Casa contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)"

Paulo Nogueira disse...

E dai ele desistir? Forçado ta é essa oligarquia no governo do Maranhão. Como eles pegaram o governo agora e praticamente só tem um ano para eles fazerem suas obras eleitoreiras, eles não fizeram praticamente nada com 8 ANOS de governo e querem agora fazer tudo em 1 ANO. Como disse o dep. federal Roberto Rocha: O governo atual ainda não disse a que veio. O que existe até o momento é a chamada "indústria de boas notícias". Acho que o governo não conseguirá entregar à população quase nada do que está prometendo.
CONCORDO PLENAMENTE COM O DEPUTADO.

Anônimo disse...

um SENADOR BRASILIENSE FOI CASSADO POR QUE MENTIU, E O SARNEY VAI SER TAMBÉM. O QUE NOS INTERESSA É ACABAR COM A FARSA QUE TEM MUITOS POLÍTICOS BRASILEIROS, ENTRE ELES jOSÉ SARNEY. BASTA DESSA OLIGARQUIA IMPONDO CONDIÇÕES DE ATRASO AO BRASIL E AO NOSSO COMBALIDO MARANHÃO. CHEGA, HÁ EXPLICAÇÕES, ELE TEM MAIS É QUE SE CALAR.

claudinei rodrigues disse...

Senhor José Reinaldo Tavares, parabéns!
Gostaria que voltasse a governar nosso estado, porém, sem trazer Azis e tantos outros ladrões de volta.
Isso é algo que o jornal deles nao diz: como ela tem tanto dinheiro para anunciar obras e aumentos e o estado estava dilaptado, em desgraça? quanta incoerencia e mentiras.
PS: para a desinformada ai de cima, o Virgilio ja prepara outra representação depois das escutas.
Abraço!